Exposição – As Aventuras de Pierre Verger

Exposição Verger

Exposição As Aventuras de Pierre Verger

Numa iniciativa inédita, a Fundação Pierre Verger realiza a exposição As Aventuras de Pierre Verger, elaborada para possibilitar, principalmente, ao público infantojuvenil a apreciação da obra do etnólogo e babalaô, reconhecido como um dos maiores nomes da história da fotografia no mundo.
A mostra, que se distribui pelo casarão principal do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), tem abertura no dia 12 de março, às 19h, e visitação a partir do dia 13. Reúne cerca de 270 imagens registradas por Verger em diversas partes do mundo, e, numa concepção sensorial e multilinguagem, propõe explorar, além da visão, outros sentidos do público e destacar o cruzamento da fotografia com vídeos, tecidos artesanais de diferentes países e artes sequenciais (quadrinhos).
A exposição marca a finalização do projeto Memórias de Pierre Verger, patrocinado pela Petrobrás e pela Odebrecht e que, por quatro anos, encampou a tarefa de duplicar digitalmente o valoroso acervo fotográfico da Fundação e de concluir o seu acondicionamento em condições adequadas.
08A mostra, que tem curadoria e coordenação de Alex Baradel, responsável pelo acervo da Fundação Pierre Verger, é uma das mais completas realizadas pela instituição criada pelo próprio fotógrafo francês na Bahia, local que escolheu para residir depois de viajar pelo mundo registrando as expressões culturais e o cotidiano de diversos povos.
Durante quase três meses (até 31 de maio), o público é convidado a “embarcar” numa instigante viagem que retrata as experiências vividas por Pierre Verger (Paris, 1902 — Salvador, 1996), em um século marcado pelo desbravamento de fronteiras e guerras mundiais.

Fronteiras

A exposição está dividida em nove módulos: Paris, Viagens, Polinésia, Saara, China, Peru, África, Projeto e Educativo. São cerca de 220 imagens expostas ao longo do circuito e outras 50 que integram os vídeos que compõem a exposição. Onze ilustrações do artista visual baiano Bruno Marcello (Bua) também acompanham a mostra, retratando ou ficcionalizando o personagem Verger em diversos episódios e contextos vividos por ele.
A exposição se destaca também por explorar o paralelo entre a obra de Verger e As Aventuras de Tintim, histórias em quadrinhos editadas entre 1929 e 1983, bastante populares e que se tornaram clássicas graças ao apuro estético dos traços e aos roteiros bem elaborados pelo autor belga Georges Prosper Reni, mais conhecido como Hergé.
Exposição As Aventuras de Pierre Verger
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)
Avenida Contorno, s/n.º, tel: (71) 3117-6139
Abertura: 12 de março de 2015, às 19h
Visitação: até 31 de maio de 2015 (terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h)
Entrada franca

Fonte: Fundação Pierre Verger

Comentários

Comentários