Artigo – O significado e utilidade dos pós sagrados: ÌYÈROSÙN, OSÙN, WÀJÌ e EFUN.

ÌYÈROSÙN – é um pó esbranquiçado natural da arvore ÌRÒSÙN- Eucleptes Franciscana F, através da ação de cupins que produzem o pó ou serragem.

Ele é espalhado sobre o OPON- IFÁ, onde o BÀBÁLÁWÓ faz a marcação dos ODÚ e posteriormente, após ritual próprio, esse ÌYÈROSÙN que foi encantando, poderá ter diversas utilidades.
É empregado em beberagens, banhos, sabão para banho, em diversas formas para proteção e sorte, podendo ainda dependendo a situação ser espalhado sobre oferendas aos ÒRÌSÁ ou a ÒRÚMÌLÁ.
Mas somente terá valor litúrgico se for preparado por um BÀBÁLÁWÓ.

OSÙN- é um pó vermelho, extraído do Pterocarpus Erinaceus,árvore Baphia nitida Leguminosae Papilionoideae, normalmente o compramos em pequenas bolas.
Utilizado no ritual de Iniciação para a maioria dos ÒRÌSÁ principalmente para as ÌYÁBA.
Porém é interdição para todos os ÒRÌSÁ FUNFUN, ou em Iniciações dos Omo ÒRÌSÁ Kon de OBÀTÁLÁ.
Este pó vermelho traz a vida ao iniciado, simbolizando a cor do ÈJÈ PUPA, ou seja, a vida que renascera para os ÌYÀWÓ.
Existem EBO e banhos onde se faz uso do Osùn, para a sorte, prosperidade, fertilidade, para afastar doenças, recuperação de vida e para o amor.
O pó de Osùn é associado ao ÀSE do sangue vermelho dentro do reino vegetal

WÀJÌ- é um pó azul escuro, é um componente muito importante em uma Iniciação, pois junto com outros elementos litúrgicos, ajudam a proteger o ORÍ (cabeça) dos ÌYÀWÓ contra as ÌYÁMI ÀJÉ, pois a pintura feita nos ÌYÀWÓ impedem que as ELEYÉ (ave ligada às ÌYÁMI) que pousasse no ORÍ destes pois se caso isto ocorrer será muito ruim para a vida deste ÌYÀWÓ.
Este pó está relacionado a força espiritual.
Este pó WÀJÌ como o pó de OSÙN é interdição para todos os ÒRÌSÁ FUNFUN, ou em Iniciações dos Omo ÒRÌSÁ Kon de ÒÒSÁÁLÀ.
O WÀJÌ representa a cor preta (DUNDUN), representa o sangue azul extraído de folhas, o
ÈLÚ índigo, feito pelo processo de fermentação das folhas do Lonchucarpos sp. árvore Indigofera sp. Leguminosae Papilionoideae, que é conhecido pelo nome de Índigo Africano ou Índigo YORÙBÁ.
Para os Yorùbás o processo de fabricação deste corante era complexo exigia grande pericia, sendo assim existiam prescrições e proibições.
Um pano tingido de índigo significava riqueza abundancia e fertilidade.

EFUN- é um pó esbranquiçado feito do barro branco encontrado no fundo do rio, foi o primeiro condimento utilizado antes da introdução do sal.
É um “giz” branco empregado na pintura Iniciática de todos os ÒRÌSÀ principalmente para os ÒRÌSÁ FUNFUN.
Este pó pode ser utilizado também em banhos.
EFUN na língua YORÙBÁ quer dizer cal, giz.
No culto a OBÀTÁLÁ- ÒÒSÁÁLÀ na África o EFUN é representado por bolos redondos de giz que se chamam SÉSÉ- EFUN.
EFUN também significa cal, e cal é ” lime ” em inglês, que também é limo.
O chamado LIMO da COSTA para representar ÒÒSÁÁLÀ acaba sendo confundido devido ao uso errôneo da palavra.
O EFUN simboliza o dia, por isso, quando em pó, seja soprado ou friccionado seco sobre o ORÍ dos Omo ÒRÌSÁ Kon, é utilizado com o objetivo de ampliar, vitalizar, iluminar, clarear, despertar e intensificar.
Já o EFUN molhado com água pura ou com o ÈJÈ do ÌGBÍN é utilizado para acalmar, tranquilizar, adormecer, suavizar, abrandar, aliviar, proteger.
Por isso que a cabeça do ÌYÀWÓ em reclusão deve permanecer coberta de pó de EFUN no dia, e durante a noite coberta com WÀJÌ com pequenas marcas de EFUN.
Muito usado em EBO elaborados para aos ÒRÌSÁ FUNFUN
Este pó é considerado sagrado, traz o equilíbrio, tranquilidade, paz e paciência.

Tipos dos EFUN.
-O EFUN mineral: é um pó retirado do barro, que são encontrados na natureza em várias cores, também chamada de tabatinga
-O EFUN vegetal: é um pó retirado de frutos: OBÌ, ORÓGBÓ, ARIDAN, PICHURIN, NÓS-MOSCADA e folhas.
A mistura do EFUN mineral e o EFUN vegetal recebe o nome de ATIN e só deve ser preparada pela ÌYÁLÓÒRÌSÀ ou a ÌYÁ EFUN.
-O EFUN animal: é o pó retirado de ossos e cartilagem dos ossos dos animais utilizados em sacrifícios aos ÒRÌSÁ.
Este pó só pode ser feito pelo BÀBÁLÓRÌSÀ ou pelo BÀBÁ EFUN.
Estas cores destes pós representam:
–  OSÙN o crepúsculo
–  WÀJÌ o anoitecer
–  EFUN o amanhecer
Estes pós são originários do Continente Africano, mas os encontramos facilmente aqui no Brasil, não existindo a substituição deles por outros que em nada se equivalem a eles na Veiculação e Transmissão do verdadeiro ÀSE exemplo:
–  OSÙN não é o urucum (que também é um pó comum)
–  WÀJÌ não é o anil (que é um pó químico)
–  EFUN não um giz ( giz feito de pó comum)

Kì OYA ìwúre wa

Ìyá Angela ti OYA

Texto retirado da palestrada palestra pesquisada, escrita e realizada pela Ìyálóòrìsà Angela ti OYA: Meu ÒRÌSÀ ORÍ- Minha Força interior.

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